Duração do Jogo

Avalie este item
(0 votos)
Escrito por  Publicado em: Regras Gerais

DURAÇÃO DO JOGO


a. A duração de cada período de jogo é de 7 (sete) minutos. A duração máxima de uma partida será de 8 (oito) tempos, ficando a critério da Comissão Organizadora a determinação definitiva do número de períodos para os jogos do torneio ou partida. Os intervalos entre cada período será de 3 (três) minutos porém, caso sejam jogados mais de 6 (seis) períodos, o intervalo depois do quarto período será de 5 (cinco) minutos.


b. Todos os períodos de jogo, exceto o último, terminarão depois de transcorrido o tempo estabelecido, logo que a bola saia do jogo, toque as tábuas laterais ou se soar o apito do Juiz ou tocar o segundo sino, tudo após o primeiro sino.


c. Um toque de sino aos 7 (sete) minutos indicará ao Juiz o término do tempo do período. Depois de tocado o sino, quando a bola tenha saído do jogo ou tocado as tábuas, ou tenham transcorridos 30 segundos após o 1º toque, momento em que sedará o 2º sino, o Juiz apitará para terminar o período. O jogo continuará sempre até o momento em que o Juiz apitar, salvo o estabelecido para o último período do inciso 8.


NOTA : Pode-se usar um gongo, um clarim ou um outro sinal em substituição ao sino.


d. O jogo poderá ser detido de duas maneiras distintas:


- quando o relógio é parado, isto é, o tempo é descontado dos 7 min, esta forma é usada nos penais e Art.(s) nº 026, 028, 030 e 031.


Para indicar isto ao cronometrista, o Juiz dará 1 (um) apito forte.


O relógio será recolocado em movimento quando o Juiz disser "bola em jogo" nos casos das Regras de Campo, ou quando nos casos dos Penais, se taquear ou tentar taquear a bola.


OBSERVAÇÃO : Após o Juiz dar "Bola em Jogo", qualquer jogador do time prejudicado que toque na bola, mesmo para arrumá-la, dará condições aos cronometristas de iniciar a marcação do tempo e ao time adversário de interferir na jogada.


- quando o relógio não é parado, isto é, o tempo não é descontado dos 7 min.


Isto ocorre quando a bola sai do jogo através do gol, sobre as tábuas ou linhas laterais, ou sobre a linha de fundo arremessada por um atacante.


O Juiz deverá dar dois silvos de apito para indicar ao cronometrista que não deve descontar o tempo.


e. Em caso de empate nas partidas eliminatórias, o último período continuará até que a bola saia de jogo, toque as tábuas ou tenham transcorridos 30"desde que soou o sino.
Dar-se-á um intervalo de cinco minutos e o jogo será reiniciado no local em que a bola saiu do jogo, continuando por períodos de duração normal, com intervalos de cinco minutos, até que uma das equipes obtenha um gol, que terminará a partida. (gol de ouro)

Ler 67322 vezes Última modificação em Quarta, 20 Agosto 2014 11:49

Mais recentes de Fantini

Mais nesta categoria: « Arbitragem Penais »